Energia Solar Fotovoltaica
A Energia Solar Fotovoltaica é a energia elétrica produzida a partir de luz solar ao mesmo tempo pode ser produzida mesmo em dias nublados ou chuvosos. Quanto maior for a radiação solar então maior será a quantidade de eletricidade produzida. Leia aqui o que você precisa saber sobre a energia fotovoltaica.
Abaixo ilustramos de maneira simples o funcionamento do sistema de geração de Energia Solar Fotovoltaica
1 Módulos
Os módulos geram energia através da luz do SOL.
2 Inversor
Então o inversor/micro inversor converte a energia gerada pelos módulos fotovoltaicos.
3 Energia Injetada
Entretanto a energia não consumida instantaneamente é injetada na rede.
4 Créditos
Consequentemente gerando créditos em energia. No entanto seus créditos poderão ser usados em até 5 anos.
5 Módulos
Além dom mas você pode usar esse crédito para abater também o valor de outras contas de energia.
PRECISA DE AJUDA? Então Fale Com a KeroSOL
Descubra 10 motivos para investir em energia solar fotovoltaica
Instalar o sistema de energia solar na sua residência pode gerar uma economia na conta de luz em até 95%. Portanto tamanha economia é uma das principais vantagens e estímulo para o investimento.
Esta economia é obtida por meio de crédito. Porque o excedente gerado é colocado na rede elétrica e volta para a distribuidora. Então o excedente é transformado em crédito que poderá ser abatido na conta em até 60 meses.
O sistema de energia solar fotovoltaico é limpo, renovável e autossuficiente. Desse modo uma residência pode utilizar essa fonte para suprir sua necessidade, sem que isso gere qualquer poluição no ambiente.
Em locais remotos ou de difícil acesso, em que a rede elétrica ainda não é acessível, a energia solar é capaz de suprir sozinha a necessidade energética. Já nos casos em que há ligação com a rede pública, a energia solar também pode ser autossuficiente ou servir como alternativa, reduzindo os custos.
O processo de instalação do sistema de energia solar é muito simples, porém sempre deve ser feito por uma empresa especializada.
Como nosso país tem um alto índice de incidência solar, isto torna a instalação do sistema solar totalmente indicado.
A manutenção dos componentes e do sistema em geral é muito simples. Afinal na maioria das vezes, a própria água da chuva pode ser suficiente para limpar os painéis solares e certamente ajudará a garantir a perfeita captação e transformação.
Apesar disso é interessante manter uma rotina de limpeza, porque o acúmulo de impurezas e sujeiras pode interferir na eficiência do sistema. Um pano úmido no entanto é suficiente para atender à necessidade de limpeza.
Em média, a vida útil de um sistema de energia solar surpreendentemente gira em torno de 25 anos. Portanto esse longo período é um incentivo para a sua instalação. No entanto o investimento inicial pode ser um pouco mais elevado, porém no longo prazo, esse valor não sofre novas demandas e distribui-se em vários anos.
Como falamos, a economia na conta de luz pode chegar a incríveis 95%. Esse valor portanto se comparado ao investimento, apresenta um retorno entre 5 e 6 anos.
O sistema de energia solar residencial é totalmente resistente a intempéries como: Variações no clima, tempestades e chuva que não comprometem a estrutura da instalação. É claro que o princípio de funcionamento é a incidência solar, então se houver um período longo de chuvas, a geração de energia será comprometida, contudo no Brasil, esses períodos são raros na maioria das localidades.
A valorização do seu imóvel com a instalação do sistema de energia solar é uma outra vantagem e também um incentivo. Especialistas do ramo imobiliário afirmam que consequetemente as residências com sistema de energia solar podem valorizar até 30%.
Certamente os compradores de imóveis vão preferir uma opção em que já exista a instalação do sistema e como consequência vem a economia de energia elétrica.
Em busca de fontes renováveis, há incentivos para a energia limpa. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 90% dos brasileiros querem gerar energia de forma renovável.
Este incentivo também é financeiro. Em alguns lugares, há descontos no IPTU, como é o caso da Prefeitura de Palmas, em Tocantins. Lá, o desconto chega a 80% no imposto.
Em outros países, como na Alemanha onde a tecnologia está em estágio mais avançado o incentivo é ainda mais forte. Porém oO governo alemão assume parte do valor necessário para a instalação do sistema, oferece valores atraentes para a compra do excedente de energia, permite que os donos de imóveis geradores vendam a energia para a vizinhança e ainda coloca uma sobretaxa para aqueles que ainda não adotaram a energia limpa em suas casas.
No Brasil, há uma grande variação das tarifas de energia elétrica, influenciadas pelos índices de chuva e outros fatores. Essa variação provoca sérios problemas para a comunidade, uma vez que fica difícil prever o gasto com energia elétrica e fechar o orçamento da casa.
Então, investir em um sistema de energia solar também previne este problema e o aumento da tarifa de energia. O valor de investimento inicial já terá sido pago ou parcelado de forma constante, além da economia expressiva no uso da energia da rede pública — isso se for necessário, ou seja, se a energia solar não suprir toda a necessidade.
Portanto, neste conteúdo, nós analisamos vários pontos sobre o sistema de energia solar residencial. Fica claro que devemos buscar soluções limpas, renováveis e inteligentes para a geração de energia, pensando não só no meio ambiente, mas também em formas de economizar em um item que é primordial para qualquer um. Utilizar a energia solar representa um pensamento consciente e econômico.
Então, agora que você já tem mais informações sobre o assunto, provavelmente está considerando o investimento em um sistema de energia solar residencial. Entre em contato agora mesmo com um de nossos especialistas. Estamos prontos para atender à sua necessidade da melhor forma possível!