Os aquecedores solares são equipamentos utilizados para aquecer a água através do calor do sol, armazenando-a para uso posterior. São compostos por coletores solares (tubos de vidro à vácuo ou Placa Coletora Solar), onde a água é aquecida através dos raios solares e um reservatório térmico (boiler), onde é armazenada a água quente para ser utilizada posteriormente.
Um sistema de aquecimento solar à vácuo é aquele que não possui ar entre o coletor e o vidro que protege o sistema. Dessa forma são reduzidas as perdas de calor transferidas para a água.
Com a economia de energia proporcionada pelo Aquecimento Solar, tem-se o retorno do dinheiro investido no equipamento entre 24 e 36 meses, considerando-se um consumo mensal de cerca de 220 kWh/mês. Com um sistema solar bem dimensionado e instalado, reduzirá a conta de energia de sua casa em até 50%.
Devido a alta eficiência dos tubos coletores a vácuo, mesmo em dias nublados, há o aproveitamento da radiação solar para aquecimento da água. Porém, quando a insolação for insuficiente, o aquecimento poderá ser complementado por um sistema auxiliar elétrico, que elevará a temperatura da água já pré-aquecida. Esse sistema deverá ficar desligado, devendo ser acionado somente quando realmente necessário para não haver gasto desnecessário de energia.
O reservatório térmico possui isolamento térmico para reduzir as perdas de temperatura da água armazenada com o ambiente, porém com o passar das horas, poderá haver uma pequena redução na temperatura, devido à perda natural de calor do sistema, o que não chega a prejudicar o funcionamento do mesmo, pois o sistema armazena a água a temperaturas elevadas.
O vácuo dos tubos de vidro não permite que a água se congele dentro do equipamento, fornecendo assim banhos quentes até mesmo em temperaturas abaixo de 0°C
Não, pois a água que vem do boiler estará super aquecida, assim você deverá temperar a água usando o registro de água fria concomitante com o de água quente. Primeiro abre-se o registro de água fria para evitar o contato direto com a água aquecida. A partir deste instante usa-se os 2 registros, simultaneamente, temperando a água do banho. Ou em algumas instalações já utiliza-se um misturador de forma que a temperatura da água no chuveiro já saia adequada ao banho.
O sistema auxiliar elétrico deve estar sempre desligado e ser acionado somente quando houver necessidade. Embora o sistema seja automático, não se aconselha que o mesmo seja mantido ligado, justamente para evitar que seu acionamento ocorra em momentos desnecessários.
O sistema auxiliar possui uma resistência elétrica de potência reduzida de 1,5 kW, o que dá para concluir-se que o consumo será de no máximo 1,5 kWh a cada hora em que estiver acionado. Porém, é importante salientar que a resistência só é acionada nos períodos em que a água não está com a temperatura desejada pelo usuário, e o tempo de acionamento é apenas o de complementação dessa temperatura.
Em circunstâncias normais não é necessário uma manutenção ativa do sistema de aquecimento solar. Devido ao formato dos tubos a chuva e o vento naturalmente devem manter limpa a superfície dos tubos de vidro evacuados. Somente caso os tubos sejam quebrados, os mesmos devem ser substituídos para que não haja perda na eficiência do aparelho.
Os coletores de tubos de vidro são extremamente resistentes e difíceis de quebrarem. Porém, caso isso aconteça, qualquer pessoa com boa habilidade manual poderá trocar, sendo muito fácil e barato. Devido aos tubos trabalharem independentes, o aquecedor solar funciona mesmo com diversos tubos quebrados, porém com menor eficiência. Por isso, recomendamos a troca imediatamente.
Nem sempre. Existem várias técnicas simples para a instalação de um aquecedor solar que evitam quebradeiras e permitem que você aproveite toda economia e conforto. O misturador externo que é muito usado tem acabamento cromado e boa aparência.
– Devido ao seu formato cilíndrico do tubo evacuado, os tubos coletores solares podem, de forma passiva, acompanhar a posição do sol durante todo o dia. Coletores planos apenas absorvem energia em seu ponto máximo ao meio-dia, quando o sol está perpendicular a superfície do coletor solar plano.
– Pelo fato do ar ser evacuado no tubo coletor solar, a perda de calor por condução e convecção no interior do tubo é reduzida de forma significativa, o que os torna mais eficientes em baixas temperaturas, podendo ser utilizados em temperaturas abaixo de 0°C, sem a necessidade de sistemas de anti- congelamento.
– Coletores de tubos à vácuo são resistentes, possuem longa durabilidade e no caso de quebra de um dos tubos, a substituição é fácil e barata. No caso dos coletores planos, se a placa coletora for quebrada, esta terá de ser substituída por uma nova a fim de que o aquecedor solar volte a funcionar.
Veja também: http://www.ecoaquecedores.com.br/diferenciais-eco-aquecedores/
Não necessariamente. Já há no mercado outros tipos de tubulações para água quente como CPVC, PPR e PEX que substituem o cobre. Estes materiais tem um custo benefício melhor e as perdas de temperaturas na tubulação são menores. É bom uma visita de um técnico ou bombeiro hidráulico para avaliar qual é a melhor indicação de materiais.